Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13224
metadata.dc.type: TCC
Title: Estudo de caso: comparativo entre manutenção predial corretiva e preventiva em um estabelecimento comercial na Cidade do Automóvel
Authors: Saldanha, Nathalia Fenner
metadata.dc.identifier.orientador: Silva, Eugenia Corlins Monteiro
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre manutenção predial corretiva e preventiva em uma edificação local que passou por serviços de manutenção, evidenciando a importância da realização de atividades preventivas. Para isso, realizou-se um estudo de caso em que foram analisados os principais problemas existentes no estabelecimento comercial, bem como as manutenções corretivas que ali foram realizadas. Percebeu-se que alguns dos problemas evidenciados poderiam ser evitados caso fossem realizadas intervenções de forma rotineira e periódica, ou seja, de caráter predominantemente preventivo de modo a manter as condições de uso, segurança e habitabilidade que afetam diretamente os ocupantes do edifício, e assim evitar a sua paralisação total. Ao final de cada análise são sugeridas possíveis ações que tem como função minimizar a necessidade de intervenções corretivas. Dessa maneira, são abordados os principais tópicos relacionados a manutenção predial em edificações, bem como as suas classificações que são de extrema importância para o entendimento das manutenções que foram realizadas na edificação em questão.
Keywords: Manutenção predial
Manutenção preventiva
Manutenção corretiva
Citation: SALDANHA, Nathalia Fenner. Estudo de caso: comparativo entre manutenção predial corretiva e preventiva em um estabelecimento comercial na Cidade do Automóvel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13224
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21349705.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.