Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13246
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de galpão em estrutura metálica: avaliação das ações do vento típicas para as diversas regiões brasileiras
Authors: Carvalho, Loyane Nunes Martins
metadata.dc.identifier.orientador: Dutra, Rosanna Duarte Fernandes
Abstract: A estabilidade e segurança estrutural em projetos de edificação podem ser colocadas em risco quando as ações do vento não são consideradas devidamente, podendo levar a estrutura ao colapso global ou parcial devido à composição de forças do vento internas e externas à edificação, ainda mais no que se refere às construções erguidas com materiais leves, a exemplo das estruturas metálicas, que são mais vulneráveis às ações do vento. Por essa razão, este trabalho teve como objetivo analisar comparativamente a estabilidade e segurança de algumas estruturas em aço comumente empregadas para galpões de uso geral, ponderando as diferentes ações do vento. Para tanto, foram utilizados como parâmetro os critérios de Estados Limites Últimos e Estados Limites de Serviço, contidos na NBR 8800/2008, e as estruturas dos galpões foram analisadas com o auxílio do software mCalc3D 4.0, desenvolvido pela empresa Stabile Engenharia para Modelagem, Análise e Dimensionamento de Estruturas Metálicas. Nessa avaliação, foram considerados quatro tipos de galpões, cada qual com perfis de diferentes dimensões, analisados nas cinco variações das velocidades básicas do vento do Brasil, estabelecidas pela NBR 6123/1988, a saber: 30, 35, 40, 45 e 50 m/s. Dessa forma, sobre o ponto de vista estrutural, foi possível concluir que cada perfil analisado nas cinco variações de vento possui comportamento idêntico em três velocidades - 30, 35 e 40 m/s - o que compreende as ações das velocidades médias dos ventos de aproximadamente 90% do território brasileiro. Porém, nas análises com velocidades de ventos superiores a 40 m/s, que envolve a região sul do Brasil e partes da região centro-oeste e sudeste, os esforços das combinações das forças de vento foram predominantes em comparação aos esforços da combinação de sobrecarga. Em vista disso, ressalta-se a importância das ações de vento ao se projetar estruturas leves em tais regiões, cujos ventos intensos podem gerar instabilidade estrutural, colocando em risco o conforto e a segurança, e ser, portanto, a causa de sinistros nessas edificações.
Keywords: Estrutura metálica
mCalc3D
Stabile
Pórticos
Citation: CARVALHO, Loyane Nunes Martins. Análise de galpão em estrutura metálica: avaliação das ações do vento típicas para as diversas regiões brasileiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13246
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21455204.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.