Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13267
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação de desempenho de estrutura de concreto armado pelo método de ensaios tecnológicos não destrutivos: estudo de caso em subsolo de edificação residencial
Authors: Dutra, Hisa
metadata.dc.identifier.orientador: Oliveira, Jorge Antonio da Cunha
Abstract: A vida útil de uma edificação é sem absoluta refuta uma das principais preocupações entre os profissionais da área de construção civil. Através do avanço da ciência em prol dos estudos em otimizar os procedimentos na engenharia, um fator se sobressai globalmente sobre todos os outros: o fator econômico. Dentre as diversas esferas e preocupações em uma construção e manutenção preventiva de qualquer edificação, a economia ligada à praticidade torna-se sendo o guia de práticas a serem tomadas, tanto pelos construtores, como pelos proprietários do imóvel. Assim sendo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho do sistema estrutural do subsolo de uma edificação residencial utilizando-se do recurso de inspeções visuais e ensaios tecnológicos não destrutivos, os quais conforme conceitos abordados em bibliografias e estudos tendem a ser uma das principais ferramentas mais práticas e econômicas, a fim de se obter um diagnóstico na data presente da avaliação de qualquer estrutura de concreto armado. A metodologia de desenvolvimento adotada consistiu-se na realização de uma perícia técnica recorrendo-se do uso da termografia, pacometria, esclerometria e avaliação de frente de carbonatação dos sistemas construtivos do local, sendo estes: cortina de contenção; laje nervurada; vigas e pilares de concreto armado. Os resultados dos ensaios mencionados fizeram jus à inspeção técnica visual realizada previamente, ou seja, todos os resultados obtidos afirmaram a existência de manifestações patológicas em todos os elementos avaliados, colaborando consequentemente no prejuízo da vida útil do edifício. Por fim, foram elaboradas medidas corretivas para cada anomalia identificada durante as diligências realizadas, reforçando-se a urgência de tais manutenções, por parte do Condomínio, nos elementos estruturais da laje nervurada, juntas de dilatação e cortina de contenção de concreto armado.
Keywords: Inspeção técnica predial
Estrutura de concreto armado
Ensaio tecnológico não destrutivo
Manifestações patológicas
Citation: DUTRA, Hisa. Avaliação de desempenho de estrutura de concreto armado pelo método de ensaios tecnológicos não destrutivos: estudo de caso em subsolo de edificação residencial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13267
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21601198.pdf8.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.