Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13279
metadata.dc.type: TCC
Title: Caracterização parcial de extratos de Mururé (Brosimum acutifolium Huber) através de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC)
Authors: Oliveira, Lucas Catta Preta de Godoy
metadata.dc.identifier.orientador: Lima, Camila Melo Araujo de Moura e
Abstract: É crescente, nos últimos anos, o número de estudos sobre os compostos fenólicos, sua atividade antioxidante e, principalmente, relacionando-os aos benefícios à saúde humana. Dessa forma, aliado aos incentivos de inovação farmacêutica e da fitoterapia associada à Nutrição e, buscando a integração da medicina tradicional com a medicina convencional, o presente trabalho consiste em um estudo experimental de análise de extratos vegetais da casca da planta Mururé (Brosimum Acutifolium Huber), que é amplamente utilizada pela medicina popular Amazônica. Os experimentos foram realizados no Núcleo de Morfologia e Imunologia aplicada – NuPMIA, pela Universidade de Brasília – UnB, com análise pelos métodos espectrofotométrico e cromatografia líquida de alta eficiência - HPLC em amostras coletadas no Seringal Novo Encanto, no município de Lábrea – Amazonas. Os compostos apresentaram espectro UVVis com banda de absorção máxima em 325,6 nm no extrato etanólico e 325,2 nm no extrato aquoso. A separação dos componentes dos extratos etanólico e aquoso por CLAE mostraram perfil cromatográfico com vários picos em 280 nm. O pico de maior absorção na análise do extrato etanólico apresentou tempo de retenção (TR) em 15,77 minutos e o pico de maior absorção na análise do extrato aquoso apresentou tempo de retenção (TR) em 15,91 minutos. Foram encontrados diversas curvas representantes de compostos orgânicos, sugestivos de compostos fenólicos, em ambos os extratos vegetais analisados. Dentre eles, o extrato etanólico apresentou maior concentração de compostos que o extrato aquoso. A curva de maior absorção na análise (280 nm) se destacou em absorbância quando comparado às outras curvas encontradas nas amostras analisadas, demonstrando destaque nos extratos de Mururé, sugerindo estarem presentes na respectiva curva, os compostos de maior eficiência farmacológica da planta. Para melhor identificação dos compostos presentes na curva em destaque, sugere-se a análise isolada em espectrômetro de massa. O Mururé é uma planta com aplicabilidade antioxidante e anti-inflamatória, podendo ser uma ferramenta coadjuvante nos tratamentos de saúde na prática clínica de profissionais como, nutricionistas e especialistas em fitoterapia, valorizando a flora Nacional e integrando a medicina tradicional brasileira com a medicina integrativa.
Keywords: Planta medicinal
Composto fenólico
Ecossistema Amazônico
Polifenol
Flavonóide
Doença reumática
Citation: OLIVEIRA, Lucas Catta Preta de Godoy. Caracterização parcial de extratos de Mururé (Brosimum acutifolium Huber) através de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13279
Issue Date: 2018
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21485967.pdf717 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.