Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13284
metadata.dc.type: TCC
Title: Qualidade nutricional da alimentação de adolescentes de uma escola: uma visão dos determinantes no comportamento alimentar
Authors: Pereira, Larissa Nunes
metadata.dc.identifier.orientador: Maynard, Dayanne da Costa
Abstract: A prática de alimentação saudável deve ser incentivada precocemente, nessa formação os pais possuem um importante papel em relação à quantidade e qualidade dos alimentos. Dessa forma a avaliação do estado nutricional tem se tornado cada vez mais importante, preconizando com altos indicadores de qualidade de vida, pois avalia o crescimento e proporções corporais trazendo dados que se relacionam com condições nutricionais Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade nutricional da alimentação dos adolescentes de uma escola privada na cidade de Formosa-GO. A metodologia adotada foi a aferição de medidas antropométricas (peso, altura, circunferência do braço, e prega cutânea tricipital) e foi utilizado um questionário de frequência alimentar (QFA), relacionando alimentos ricos em gorduras e açúcares e a frequência da ingestão dos mesmos, para analisar os dados, das medidas antropométricas e do questionário de frequência alimentar (QFA). Os resultados obtidos mostram a prevalência de eutróficos nos adolescentes segundo IMC/I sendo 68,42% dos adolescentes, em relação a circunferência do braço (CB) dos adolescentes do sexo feminino 46,15% encontra-se em eutrofia e 38,46% com sobrepeso. Já nos sexo masculino verificou-se 50% em eutrofia. De acordo com a prega cutânea tricipital (PCT) do sexo feminino 30,76% encontra-se com sobrepeso e 26,07% em eutrofia, já no sexo masculino 33,3% encontra-se em obesidade e sobrepeso, e 50% em eutrofia. Em relação aos grupos de alimentos percebe-se uma grande ingestão no grupo de açúcares e gorduras sendo 84% dos adolescentes, com realizações frequentes durante o decorrer da semana, e a baixa ingestão no grupo de frutas e hortaliças sendo 47%, e 68% do grupo de leguminosas. Quanto às refeições mais frequentes foram café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, apontando desta maneira, a não realização do fracionamento das refeições, onde 43,75% não realizam a ceia. 42,10% dos adolescentes relataram realizar as refeições sempre em frente á TV ou fazendo o uso do tablete/celular, onde apenas 15,48% refere-se que nunca faz as refeições em frente à TV ou fazendo o uso de tablete/celular. Considera-se que é de grande importância estimular os adolescentes para a prática de uma alimentação saudável, incentivando ao aumento do consumo de frutas, leguminosas e hortaliças, e diminuir o consumo de açúcares e gorduras, no qual é fundamental uma interferência nas práticas alimentares nesse ciclo de vida, em que os adolescentes necessitam optar pelos seus alimentos e formar seu hábito alimentar.
Keywords: Qualidade nutricional
Frequência alimentar
Antropometria
Comportamento alimentar
Citation: PEREIRA, Larissa Nunes. Qualidade nutricional da alimentação de adolescentes de uma escola: uma visão dos determinantes no comportamento alimentar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13284
Issue Date: 2018
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21505528.pdf764.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.