Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13293
metadata.dc.type: TCC
Title: O que tem na merenda? Uma análise qualitativa do cardápio da alimentação oferecida em um colégio público em Taguatinga – DF
Authors: Jesus, Jussara Aparecida Alves de
metadata.dc.identifier.orientador: Castro, Maína Ribeiro Pereira
Abstract: A escola possui papel fundamental para auxiliar crianças/adolescentes que vivem ou presenciam o cenário de insegurança alimentar, fornecendo lanches e abordando educação alimentar e nutricional com os alunos para que haja formação de bons hábitos. A merenda escolar é uma ação do Ministério da Educação (MEC), o qual o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) assegura a transferência de recursos financeiros que contribuem com a alimentação escolar de alunos matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Para que ocorra uma efetividade de Segurança Alimentar e Nutricional dos estudantes, os princípios do Guia Alimentar para a população brasileira devem ser implementados nas instituições. É importante que se sirva, aos estudantes, refeições saudáveis; evitando a oferta de alimentos ultraprocessados, mantendo um cardápio sem desrespeitar a realidade cultural e as necessidades da escola. A pesquisa possui como objetivo primário, analisar a adequação do cardápio da merenda oferecida na escola às normas de ofertas de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Foi realizado um estudo de base documental, qualitativa de análise descritiva. Para a seleção da amostra, foi feita uma análise detalhada do cardápio fixado na cantina de uma instituição em Taguatinga (DF) em um período de quatro semanas, resultando 19 dias de análise, o instrumento foi baseado na Avaliação Qualitativa Das Preparações do Cardápio Escolar, no qual aborda elementos da Resolução nº 38/2009 e recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. As frutas in-natura, leguminosas, carnes e ovos estiveram presentes em 95% dos dias; produtos com presença de açúcar ou que houve uma adição em sua preparação estiveram presentes em 63% dos dias; os alimentos industrializados (processados/ultraprocessados) foram ofertados em 89% dos dias; as bebidas de baixo valor nutricional estiveram presentes 21% de dias analisados. Pode-se concluir que a instituição fornece em quantidades satisfatórias de alimentos in-natura e minimamente processados, estando presentes mais de três vezes na semana. No entanto, os produtos processados e ultraprocessados são fornecidos com uma frequência impertinente, englobando biscoitos prontos e bebidas açucaradas, no qual são produtos extremamente ricos em sódio, açúcar, gordura e vários aditivos utilizados pelas indústrias alimentícias, cujo consumo pode acarretar riscos à saúde dos adolescentes.
Keywords: Guia alimentar
Merenda escolar
Segurança alimentar
Saúde coletiva
Citation: JESUS, Jussara Aparecida Alves de. O que tem na merenda? Uma análise qualitativa do cardápio da alimentação oferecida em um colégio público em Taguatinga – DF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13293
Issue Date: 2018
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21550977.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.