Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13325
metadata.dc.type: TCC
Title: A obrigatoriedade do fornecimento de remédios de alto custo pelo estado não abarcados pela lista do SUS em face da garantia do direito à saúde
Authors: Souza, Julia Beatriz Marangon de
metadata.dc.identifier.orientador: Braga, João Ferreira
Abstract: O presente trabalho busca analisar o papel que o Estado possui diante da questão do fornecimento de remédios de alto custo não abarcados pela lista do SUS. Para tal, será exposto pontos chaves para que se possa ter um amplo entendimento do assunto, a dizer, a judicialização da saúde no Brasil, a teoria da reserva do possível e os precedentes judiciais e a sua consolidação (ou não) no nosso ordenamento jurídico. Através desses pontos, diante da quantidade de casos que são levados ao crivo do judiciário buscando o fornecimento de medicamentos não listados pelos Regulamentos do Sistema Único de Saúde, mas dos quais depende o tratamento e quiçá, a própria vida da pessoa, será mostrado uma análise real das demandas que chegam ao STJ e ao STF, sobre a forma de Recurso Repetitivo e Recurso Extraordinário. Essa análise estará sempre baseada na garantia constitucional de que todos os cidadãos, mesmo os hipossuficientes, possuem: a de ter uma vida digna, algo impossível sem a existência do acesso amplo e eficaz à saúde. Ademais, este tema se torna bastante relevante na conjuntura atual, onde o STJ está julgando afeto ao sistema de recursos repetitivos os casos levados à sua apreciação que visam o fornecimento de medicamentos, com vistas a direcionar as decisões e assim garantir uma prestação equivalente do Estado para todos aqueles que fazem os mesmos pedidos e utilizam argumentos semelhantes, dando-se em vista, por congruência, que o direito à saúde é um direito fundamental que está previsto na Constituição Federal de 1988.
Keywords: Fornecimento de medicamentos
Direito à saúde
Sistema Único de Sáude
Citation: SOUZA, Julia Beatriz Marangon de. A obrigatoriedade do fornecimento de remédios de alto custo pelo estado não abarcados pela lista do SUS em face da garantia do direito à saúde. 2019. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13325
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21309883.pdf795.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.