Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13332
metadata.dc.type: TCC
Title: Aplicação do instituto da conciliação na elaboração do plano de recuperação judicial do procedimento recuperatório
Authors: Caruso, Leonardo Cardoso
metadata.dc.identifier.orientador: Rodrigues, Paulo Cesar Villela Souto Lopes
Abstract: Esta pesquisa discute se a aplicação do instituto da Conciliação seria um instrumento apto a conferir maior efetividade ao processo de recuperação judicial de empresas no Brasil. Isso porque a Lei nº 11.101/2005 não incentiva a participação do empresário na negociação do procedimento recuperatório, cumprindo-lhe apresentar o plano, e, aos credores, apenas aproválo ou rejeitá-lo. Nesse sentido, pode ser observado o interesse individual de cada credor em tão somente no recebimento dos seus créditos, independentemente da relevância do Plano de Recuperação apresentado para os demais atores e para economia nacional. Portanto, parece ser relevante a atuação de conciliadores, e os resultados eventualmente produzidos pela conciliação, tudo a concretizar os princípios basilares da Recuperação Judicial: preservação da empresa e sua função social. O estudo pretende aprofundar a necessidade de se conferir efetividade à legislação para que cumpra sua função de manutenção da higidez da atividade empresarial.
Keywords: Direito empresarial
Recuperação de empresa
Recuperação judicial
Conciliação
Citation: CARUSO, Leonardo Cardoso. Aplicação do instituto da conciliação na elaboração do plano de recuperação judicial do procedimento recuperatório. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13332
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21370079.pdf363.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.