Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13346
metadata.dc.type: TCC
Title: Ativismo judicial e a flexibilização do direito à presunção de inocência: análise constitucional da execução provisória da pena
Authors: Couto, Ludmylla Medeiros do
metadata.dc.identifier.orientador: Silva, Christine Oliveira Peter da
Abstract: O trabalho tem como objeto de estudo o ativismo judicial e seus impactos na concretização dos direitos e garantias fundamentais, buscando trazer uma reflexão sobre a compatibilidade desse cenário com o Estado de Direitos Fundamentais. Nesse contexto, será estudada a confrontação do ativismo judicial para o que se chama de ativismo constitucional, atividade que caminha de mãos dadas com o Estado de Direito. Para melhor delimitação do tema, será estudado um direito fundamental em espécie, a saber, a presunção de inocência ou direito fundamental à não culpabilidade. Serão analisadas algumas decisões do Supremo Tribunal Federal que discutiram sobre a possibilidade da execução provisória da pena, nos termos do que se encontra expressamente previsto no texto constitucional, em seu artigo 5º, inciso LVII. Assim sendo, o tema é controvertido no meio jurídico e divide opiniões acerca da constitucionalidade do posicionamento do STF quanto ao assunto e, portanto, serão explanadas as favoráveis e contrárias, a partir de uma análise crítica fundada nas posições teóricas apresentadas.
Keywords: Ativismo judicial
Direitos e garantias fundamentais
Citation: COUTO, Ludmylla Medeiros do. Ativismo judicial e a flexibilização do direito à presunção de inocência: análise constitucional da execução provisória da pena. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13346
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450951.pdf401.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.