Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13361
metadata.dc.type: TCC
Title: Regra de aposentadoria aplicável a transexuais e travestis: análise de proposições interpretativas à legislação previdenciária brasileira
Authors: Leite, Diogo Arthur Santos
metadata.dc.identifier.orientador: Gomes, Camilla de Magalhães
Abstract: Este estudo procura analisar proposições interpretativas acerca da regra de aposentadoria aplicável a transexuais e travestis, considerando existir uma diferença de cinco anos nos requisitos de inativação na legislação brasileira, em benefício das mulheres. Sugere compreender gênero a partir da teoria da performatividade, como elemento construído pelas práticas sociais, o que desmistifica a ideia de que ele decorreria, de forma natural, do corpo sexual. As interpretações elaboradas pela doutrina quanto ao tema foram agrupadas em três abordagens, ora denominadas formalista, materialista e constitucionalista. Pela abordagem formalista, a regra de aposentadoria deveria levar em conta a proporcionalidade dos requisitos a partir dos gêneros constantes do registro público. Pela materialista, a regra de inativação corresponderia a do gênero autodeterminado. Por fim, pela constitucionalista, proposta neste estudo, deveriam incidir os requisitos mais vantajosos à aposentadoria das pessoas transgênero, inclusive dos homens transexuais e das travestis, considerando a posição de vulnerabilidade desse grupo social, o sentido objetivo da lei e os valores e fins constitucionais que regem os sistemas de Seguridade e Previdência Sociais brasileiros.
Keywords: Gênero sexual
Performatividade
Transexual
Travesti
Aposentadoria
Citation: LEITE, Diogo Arthur Santos. Regra de aposentadoria aplicável a transexuais e travestis: análise de proposições interpretativas à legislação previdenciária brasileira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13361
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21485175.pdf431.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.