Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13379
metadata.dc.type: TCC
Title: A possibilidade de extensão do adicional de 25% do art. 42 da Lei 8.213/91 a todas as modalidades de aposentadoria diante dos posicionamentos das esferas de poder
Authors: Alcântara, Sarah Lívia Paiva de Oliveira
metadata.dc.identifier.orientador: Zuba, Thais Maria Riedel de Resende
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal analisar a possibilidade de extensão do adicional previsto no art. 45 da Lei nº 8.213/91 aos beneficiários das demais aposentadorias, além da aposentadoria por invalidez. A importância da presente análise é direta para os que necessitam do auxílio acompanhante, e indireta para aqueles que lidam com o direito previdenciário no dia a dia, seja advogado, estudante, servidor público. O estudo concentra-se nos posicionamentos das esferas de Poder, em especial do Poder Judiciário. Para tanto, utiliza-se a pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, tendo em vista que é no âmbito do Poder Judiciário que se vislumbra o fim da controvérsia sobre o tema. Há somente duas teses a se defender: estender ou não a aplicação do art. 45 da Lei nº 8.213/91 a quem comprovar a incapacidade e necessidade do acréscimo. Entretanto, ainda não há pacificação jurisprudencial sobre o tema, tendo em vista que a discussão se encontra pendente de análise no Supremo Tribunal Federal.
Keywords: Direito previdenciário
Aposentadoria por Invalidez
Aposentadoria valetudinária
Citation: ALCÂNTARA, Sarah Lívia Paiva de Oliveira. A possibilidade de extensão do adicional de 25% do art. 42 da Lei 8.213/91 a todas as modalidades de aposentadoria diante dos posicionamentos das esferas de poder. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13379
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21486589.pdf580.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.