Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13423
metadata.dc.type: TCC
Title: O poder judiciário e a morosidade na tramitação interna dos processos decorrentes da estrutura deficiente e da inabilitação técnico-administrativa nos cartórios judiciais
Authors: Oliviera, Irene Sousa de
metadata.dc.identifier.orientador: Barbosa, Salomão Almeida
Abstract: O presente estudo tem por objetivo a análise do Poder Judiciário e a Morosidade na Tramitação Interna dos Processos Decorrentes da Estrutura Deficiente e da Inabilidade Técnico-Administrativa nos Cartórios Judiciais. Constante da Constituição Federal de 1988 em seu artigo, 5º inciso, LXXVIII, inserido pela Emenda Constitucional 45/2004 como um princípio fundamental. Para tanto, buscase apresentar uma visão geral dos três poderes no que se refere a celeridade processual. Será observado a seguir, o tempo razoável de duração do processo, com seus excessos de prazos, a influência exercida pelo Ministério Público no que concerne a celeridade processual. Tem-se também uma análise sobre os óbices à celeridade processual, as causas e entraves que paralisam temporariamente o processo na espera de algum procedimento necessário ao seu andamento, demonstrativo de uma analise de pesquisa de campo juntos aos órgãos do Poder Judiciário. E por fim apresenta-se o Processo Eletrônico, Processo Judicial Eletrônico - “PJe”, como um novo mundo jurídico que chega como uma proposta de desentrave ao caos que vive o Poder Judiciário.
Keywords: Direito administrativo processual
Tempo razoável do processo
Cartório Judicial
Citation: OLIVIERA, Irene Sousa de. O poder judiciário e a morosidade na tramitação interna dos processos decorrentes da estrutura deficiente e da inabilitação técnico-administrativa nos cartórios judiciais. 2018. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13423
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21653872.pdf3.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.