Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13442
metadata.dc.type: TCC
Title: Vozes que não se calam adolescência, escrita e saúde mental
Authors: Pena, Luiza Helena Tabosa
metadata.dc.identifier.orientador: Resende, Tania Inessa Martins de
Abstract: O presente estudo tem como objetivo refletir, à luz da literatura e da teoria psicanalítica, sobre as novas formas de cuidado em saúde mental, tendo como fulcro as narrativas de adolescentes em sofrimento psíquico. Visando contemplar essas questões, a monografia foi estruturada em três capítulos em que se discute, teoricamente, sobre adolescência, saúde mental, arte, escrita e psicanálise, na medida em que é articulada a trajetória da pesquisadora em um CAPSi. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como participante uma adolescente de 16 anos, com a qual foram realizadas três entrevistas narrativas o que viabilizou a construção da narrativa referente a história de vida da participante. Para metodologia de análise, foi utilizada a hermenêutica de profundidade que se caracteriza por três fases. Na contextualização sóciohistórica, se destacou a fragilidade da rede que oferece tratamento para crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Posteriormente, a análise formal da narrativa foi dividida em quatro categorias onde se discute acerca da adolescência da participante, a automutilação, as diferentes funções da escrita na história de vida da participante e, por fim a relação do diagnóstico com a escrita. Para a interpretação/reinterpretação, foi feita uma reflexão sobre o estudo através da percepção da autora diante as análises construídas. Com base no que foi discutido, foi possível concluir que a escrita pode ser utilizada como uma estratégia de cuidado em saúde mental quando articulada com a história de vida do indivíduo.
Keywords: Sofrimento psíquico
Saúde mental
Citation: PENA, Luiza Helena Tabosa. Vozes que não se calam adolescência, escrita e saúde mental. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13442
Issue Date: 2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21493520.pdf958.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.