Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13502
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da qualidade dos alimentos distribuídos pelas cantinas: uma visão do estado nutricional de crianças e adolescentes em escolas privadas de Luziânia-GO
Authors: Paula, Daniele Rodrigues de
Silva, Pablo Mendes da
metadata.dc.identifier.orientador: Maynard, Dayanne da Costa
Abstract: A alimentação adequada e equilibrada é essencial para o desenvolvimento e crescimento de crianças e adolescentes, portanto as escolas podem influenciar diretamente na alimentação dos escolares em relação aos hábitos alimentares e desenvolvimento de práticas saudáveis, além de contribuir no rendimento e aprendizado. Diante disso a alimentação escolar pode causar impactos positivos ou negativos para as crianças e adolescente a depender da escolha alimentar de cada um. Dessa forma, o estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos alimentos distribuídos nas cantinas que incidem no estado nutricional de crianças e adolescentes. O estudo foi de caráter transversal e exploratório, sendo que a pesquisa teve uma amostra de oitenta e seis crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 a 17 anos, de ambos os sexos, matriculados em escolas privadas de Luziânia-GO, onde foram coletados peso e altura para poder avaliar o IMC e um questionário para analisar o consumo alimentar desse público no âmbito escolar. Com isso, foi observado que dentre a amostra total, 3,5% estava com baixo peso, 52,3% eutróficos, 32,5% sobrepeso e 11,6% obesos, apesar da quantidade maior de eutróficos, houve um número relevante de estudantes obesos ou sobrepesos. Além disso, foi constatado que os alunos possuem um consumo maior de alimentos ultraprocessados como, salgados assados e fritos, refrigerante e guloseimas. Conclui-se que o comportamento alimentar dos estudantes de escolas privadas tem uma menor qualidade nutricional, como maior consumo de produtos industrializados ao invés de alimentos mais saudáveis como frutas e cereais.
Keywords: Alimentação escolar
Estado nutricional
Obesidade infantil
Qualidade do alimento
Citation: PAULA, Daniele Rodrigues de; SILVA, Pablo Mendes da. Avaliação da qualidade dos alimentos distribuídos pelas cantinas: uma visão do estado nutricional de crianças e adolescentes em escolas privadas de Luziânia-GO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13502
Issue Date: 2019
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21604080.pdf285.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.