Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13574
metadata.dc.type: Monografia
Title: A internacionalização da educação superior brasileira: o projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Authors: Peixoto, Isabela Percon
Abstract: O presente trabalho busca entender o que a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) representa para a política externa brasileira contemporânea e o vigente poder no sistema internacional, através da análise do estudo histórico e conceitual do processo de internacionalização da educação superior e da análise generalizada das políticas educacionais brasileiras e das políticas internacionais, especificamente dos Estados Unidos da América e da União Europeia, por serem consideradas as iniciativas de vanguarda. O projeto da UNILA é apresentado por meio da abordagem de sua origem, características, dinâmica de funcionamento e desafios, e da análise de como ele integra a política externa do governo Lula e o contexto de crise em curso no Brasil, que está ligado principalmente à instabilidade do presidencialismo brasileiro, caracterizada pela recente transferência de poder do Partido dos Trabalhadores (PT) para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Para tanto, a análise está baseada em conceitos importantes para as Relações Internacionais, como o de soft power, globalização, sistema internacional, cooperação internacional, interdependência, democracia, identidade regional, mobilidade acadêmica, diplomacia presidencial, política externa e outros. As considerações finais giram em torno da afirmação de que Universidade Federal da Integração Latino-Americana pode ser vista como um modelo inovador de Universidade, que tem a internacionalização do ensino superior como um alicerce e não somente como mais uma política educacional, além de ficar claro o seu potencial como instrumento de política externa brasileira.
Keywords: Internacionalização da educação superior
“Soft power”
Globalização
Cooperação internacional
Política externa
Identidade regional
Mobilidade acadêmica
UNILA
Citation: PEIXOTO, Isabela Percon. A internacionalização da educação superior brasileira: o projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciência Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13574
Issue Date: 2017
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21437048.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.