Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13676
metadata.dc.type: Livro
Title: Caminhos da produção do saber acadêmico-científico: características, planejamento e estruturação do trabalho acadêmico
Authors: Ciarallo, Gilson
Abstract: Na primeira parte do livro há elementos de reflexão epistemológica, que tratam da natureza e dos objetivos do saber acadêmico-científico. Essa reflexão inicial é muito importante porque contribui para dar sentido às diversas ações de pesquisa com as quais o estudante se depara em sua formação. O prazer de que falei acima, e que porventura se encontra no processo de descoberta, está intimamente relacionado com a elucidação desse sentido, tornando significativo o ato de pesquisar. Na segunda parte são feitas considerações diversas acerca do planejamento da pesquisa, salientando o raciocínio inicial do pesquisador (tema e problema de pesquisa) a fim de planejar sua uma pesquisa, assim como as diversas fases posteriores (fundamentação teórica e procedimentos metodológicos) com que precisará se preocupar a fim de vislumbrar adequadamente a pesquisa delineada. Achará muito útil essa parte o estudante que tem diante de si a tarefa de produzir um projeto de trabalho acadêmico, geralmente o projeto de TCC que gerará a trabalho final de um curso de graduação ou de pós-graduação. A terceira parte trata da organização de trabalhos acadêmicos, primeiramente com a descrição das normas mais importantes que o pesquisador deve considerar na produção de seus textos acadêmico-científicos. Em seguida, descreve-se a estruturação de trabalho acadêmico, usando para isso a modalidade mais recorrente nos trabalhos de conclusão de curso: a monografia.
Keywords: Metodologia científica
Trabalho acadêmico
Citation: CIARALLO, Gilson. Caminhos da produção do saber acadêmico-científico: características, planejamento e estruturação do trabalho acadêmico. Brasília: UniCEUB, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13676
Issue Date: 2019
Appears in Collections:BIB - EBooks

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EBOOK CAMINHOS DA PRODUCAO DO SABER ACADEMICO-CIENTIFICO.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.