Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13680
metadata.dc.type: TCC
Title: O papel da advocacia na aplicabilidade de métodos adequados/alternativos (extra)judiciais para a solução de conflitos de interesses
Authors: Ribeiro, André Gianni Dutra
metadata.dc.identifier.orientador: Vieira, Danilo Porfírio de Castro
Abstract: A resolução de um conflito, por intermédio do Poder Judiciário, predominantemente, é morosa, exaurida e insuficiente para as partes envolvidas no litígio. Tal fato ocorre, sobretudo, em virtude da demanda exorbitante do Sistema Judiciário. Considerando tais perspectivas, os profissionais do direito constantemente estão empenhados na busca por novos meios de resolução de conflitos de interesses, sendo que e a mediação e a conciliação são consideradas promissoras alternativas à via comumente escolhida para os litígios, a saber, judicial. Deste modo, este estudo tem por objetivo geralanalisaraviabilidadedosinstitutosdaconciliaçãoedamediaçãocomoinstrumentos de acesso à resolução adequada dos conflitos de interesses, frente ao inconformismo e ao descrédito social relativo ao atual sistema judiciário brasileiro. Optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo, onde optou-se pela pesquisa bibliográfica onde foram consultadas publicações, dissertações, teses e principalmente as Legislações vigentes que abordam a temática adotada para esta pesquisa. Após a análise bibliográfica pode-se concluir que a mediação e a conciliação trouxeram de forma engenhosa e ordenada, um meio alternativo para solução de litígios.
Keywords: Métodos adequados ou alternativos de solução de conflitos
Conciliação
Mediação
Conflito de interesses
Resolução de conflitos
Diálogo
Autocomposiçao
Processo civil
Advocacia
Citation: RIBEIRO, André Gianni Dutra. O papel da advocacia na aplicabilidade de métodos adequados/alternativos (extra)judiciais para a solução de conflitos de interesses. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13680
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21014312.pdf478.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.