Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13690
metadata.dc.type: TCC
Title: Adoção internacional: o acompanhamento pós adotivo e a nacionalidade da criança adotada: um estudo comparado entre o Brasil e a França
Authors: Queiroz, Amanda Parente
metadata.dc.identifier.orientador: Saraiva, Eleonora Mosqueira Medeiros
Abstract: A adoção internacional é tema que deve ser compreendido dentro da ordem globalizada em que vivemos, em um espírito de aproximação e entendimento entre os povos. A integração de países em blocos de notável expressão populacional e econômica produziu o estreitamento dos laços entre os povos e contribuiu para a superação das divisões político-geográficas entre as nações, fatos que fortaleceram o instituto da adoção internacional. Por envolver diferentes nacionalidades, implicando em potenciais choques culturais para os envolvidos, com o afastamento da cultura nativa do adotado, a adoção internacional é tratada como modalidade de adoção em hipótese excepcional. Ela possui como condição sine qua non a regra da subsidiariedade, que estabelece que o ato constitui medida excepcional, que somente se justifica depois de exauridas as tentativas de manter a criança ou o adolescente no seio de sua própria família biológica ou de colocá-la em família adotiva no seu próprio país de origem. Assim, a adoção internacional só ocorre quando não for possível ou recomendável uma solução nacional para a criança ou o adolescente. As principais problemáticas relacionadas à adoção internacional advém do acompanhamento pós adotivo e da nacionalidade da criança adotada. Nesse sentido, esta pesquisa buscou verificar como o acompanhamento pós adotivo e a nacionalidade da criança adotada são tratados na legislação brasileira, bem como na legislação francesa, a título de comparação e conhecimento, tendo em vista que a Convenção de Haia, relativa à Proteção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional, principal legislação internacional sobre o tema, nada dispôs. Especialmente com relação à nacionalidade da criança adotada no âmbito da adoção internacional, percebeu-se que, por ser matéria de cunho constitucional, a Convenção de Haia deixou a sua atribuição à cargo dos mandamentos constitucionais e jurídicos do país de acolhida, o que evidencia um notório vazio normativo. Por fim, percebeu-se que a intensificação dos fluxos internacionais de pessoas ascende a necessidade de adensamento da produção científica nacional e internacional sobre o tema, notadamente no âmbito das legislações internacionais. Espera-se que o levantamento das principais problemáticas, bem como dos instrumentos e procedimentos jurídicos da adoção internacional aqui apontados sejam úteis à pesquisas futuras e contribuam para lançar luz aos desafios que ainda devem ser enfrentados nesta temática de notório impacto humanitário.
Keywords: Adoção Internacional
Convenção de Haia
Estatuto da Criança e do Adolescente
Acompanhamento pós adotivo
Nacionalidade da criança adotada
Citation: QUEIROZ, Amanda Parente. Adoção internacional: o acompanhamento pós adotivo e a nacionalidade da criança adotada: um estudo comparado entre o Brasil e a França. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13690
Issue Date: 26-Sep-2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21352981.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.