Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13724
metadata.dc.type: TCC
Title: Ação Direta de Inconstitucionalidade por omissão nº 26 e Mandado de Injunção nº 4733: criminalização da homofobia e transfobia, um diálogo entre os movimentos LGBT e o poder público
Authors: Teixeira, Carla Augusta de Souza
metadata.dc.identifier.orientador: Machado, Dimitri Graco Lages
Abstract: O presente artigo é um estudo sobre o Movimento Social do grupo definido por de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) e demais identidades de gênero. Para tanto, o movimento será analisado sob as perspectivas da Judicialização da Política e do Direito Achado na Rua, a fim de compreender e legitimar a busca por direitos civis e sociais do grupo marginalizado da sociedade brasileira – e mundial – atual. Para tanto, será feita breve análise histórica sobre o Movimento Homossexual do Brasil e, posteriormente, o estudo de caso objeto do artigo: a criminalização da homofobia no Brasil por meio de acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 26 e no Mandado de Injunção nº 4733.
Keywords: Direito Constitucional
Movimentos sociais
Direito achado na rua
Judicialização da Política
Supremo Tribunal Federal
Controle constitucional
LGBT
Homofobia
Transfobia
Direitos Fundamentais
Citation: TEIXEIRA, Carla Augusta de Souza. Ação Direta de Inconstitucionalidade por omissão nº 26 e Mandado de Injunção nº 4733: criminalização da homofobia e transfobia, um diálogo entre os movimentos LGBT e o poder público. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13724
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21500456.pdf399.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.