Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13777
metadata.dc.type: TCC
Title: A ausência de efetividade das ações afirmativas de gênero na política: necessidade de reforma do sistema eleitoral
Authors: Aguiar, Letícia Coutinho
metadata.dc.identifier.orientador: Silva, Christine Oliveira Peter da
Abstract: Com o presente artigo, almeja-se, em primeiro lugar, compreender as causas da ineficácia da política afirmativa de gênero, estabelecida na Lei 9504/97, Lei Eleitoral, para permitir a conquista de mandatos por parte das mulheres, investigando as principais causam que acabam por afastar as mulheres dos espaços de poder da polis. Em segundo lugar, pretende-se propor uma reforma do sistema eleitoral brasileiro que confira maior efetividade às cotas de gênero e permita o incremento da representatividade feminina no Parlamento, a fim de se conquistar um parlamento com maior igualdade e justiça. Haja vista que não é justo que a mulher constitua a maior parte da sociedade e não tenha um percentual mínimo de mulheres que consigam participar da política e impactar a agenda pública, levando assuntos que interessam a elas ao Parlamento.
Keywords: Desigualdade de gênero na política
Mulher na política
Subrepresentação feminina
Cota eleitoral
Ação afirmativa de gênero
Representação da mulher na política
Efeitos da representação feminina
Não eficácia da cota eleitoral
Reforma política
Reforma do sistema eleitoral
Citation: AGUIAR, Letícia Coutinho. A ausência de efetividade das ações afirmativas de gênero na política: necessidade de reforma do sistema eleitoral. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13777
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21504239.pdf378.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.