Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13804
metadata.dc.type: TCC
Title: Habeas Corpus coletivo: análise do HC 143.641/SP como paradigma da tutela coletiva da liberdade de locomoção em uma sociedade de risco
Authors: Melo, Thamirys Campos da Paz de
metadata.dc.identifier.orientador: Cirne, Mariana Barbosa
Abstract: O presente trabalho busca apresentar o habeas corpus nº 143.641/SP e suas implicações para os litígios envolvendo tutela coletiva da liberdade de locomoção. A sociedade de risco, conceituada por Ulrich Beck, cria um cenário onde a proteção individual de direitos é insuficiente – principalmente devido a constante sensação de insegurança – sendo necessário um novo paradigma capaz de abranger as demandas coletivas. Através do método da revisão bibliográfica e da análise de jurisprudência, pretende-se buscar no writ mencionado o formato ideal para tutelar uma coletividade privada do direito constitucional à liberdade de locomoção e identificá-lo como novo paradigma para as análises envolvendo essa garantia constitucional.
Keywords: Habeas corpus
Tutela coletiva
Sociedade de risco
Paradigma
Supremo Tribunal Federal
Citation: MELO, Thamirys Campos da Paz de. Habeas Corpus coletivo: análise do HC 143.641/SP como paradigma da tutela coletiva da liberdade de locomoção em uma sociedade de risco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13804
Issue Date: 7-Oct-2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21850817.pdf538.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.