Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13817
metadata.dc.type: TCC
Title: A função de corte de precedentes exercida pelo Superior Tribunal de Justiça e a reflexão de questões constitucionais no recurso especial
Authors: Cardoso, Mical Cruz
metadata.dc.identifier.orientador: Pinto, Carlos Orlando
Abstract: O presente trabalho tem o propósito de discutir a atuação do Superior Tribunal de Justiça como Corte de precedentes, diante da sua função constitucional de interpretar e dar sentido à legislação federal infraconstitucional, bem como de proceder à análise crítica acerca do posicionamento da Corte Superior de Justiça quando há reflexão de questões constitucionais no recurso especial. Através do estudo doutrinário e jurisprudencial, objetiva saber se é possível ou não a análise de questões constitucionais pelo Superior Tribunal de Justiça. Para tanto, estuda a estruturação do Poder Judiciário brasileiro, a divisão de competências entre o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal, a função precípua do Superior Tribunal de Justiça, as exigências de um Estado constitucional e a relação entre a Corte Superior e a Constituição. Discute o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça diante de recursos especiais em que houve reflexão de questão constitucional e as consequências de tal posicionamento, com o fim de propor possíveis soluções para o problema daí decorrente, mormente porque se trata de entendimento firmado por uma Corte de precedentes. Ao fim, constata a necessidade de o Superior Tribunal de Justiça rever seu posicionamento, adequando-o às exigências do Estado Constitucional.
Keywords: Direito Processual Constitucional
Neoconstitucionalismo
Superior Tribunal de Justiça
Recurso especial
Tema constitucional
Citation: CARDOSO, Mical Cruz. A função de corte de precedentes exercida pelo Superior Tribunal de Justiça e a reflexão de questões constitucionais no recurso especial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13817
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21508811.pdf867.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.