Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13823
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise comparativa entre o direito do consumidor na União Europeia e no Mercosul: impossibilidade de se aplicar ao Mercosul o mesmo modelo aplicado na União Europeia
Authors: Melo, Suelen Sousa
metadata.dc.identifier.orientador: Leite, Ricardo Rocha
Abstract: Este trabalho pretende analisar o consumo internacional em tempos de mundo globalizado. O progresso da integração econômica provocou o aumento do consumo de mercadorias e serviços, o que causa uma maior vulnerabilidade ao consumidor, que tende a ficar desprotegido frente ao mercado intrabloco, como acontece com Mercosul. No âmbito desse bloco, somente no final do ano de 2017 os avanços na proteção consumerista começaram a surgir. Além disso, o presente estudo buscará mostrar as diferenças entre a proteção ao consumidor no Mercosul e na União Europeia e refletir se é possível harmonizar o Direito do Consumidor dentro dos blocos regionais sem que isso fira a Soberania dos países parte; mostrar os avanços de cada um dos blocos no que se refere ao Direito do Consumidor e demonstrar a impossibilidade de aplicar no Mercosul o mesmo modelo adotado pela União Europeia, devido a dificuldade do Mercosul em unir normas internas de Direito do Consumidor com normas de Direito Internacional Privado sem afetar a soberania dos países envolvidos.
Keywords: União Europeia
Mercosul
Direito do Consumidor
Harmonização
Citation: MELO, Suelen Sousa. Análise comparativa entre o direito do consumidor na União Europeia e no Mercosul: impossibilidade de se aplicar ao Mercosul o mesmo modelo aplicado na União Europeia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13823
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21553858.pdf424.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.