Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13829
metadata.dc.type: TCC
Title: A visão sistêmica na solução de conflitos para diminuição da judicialização no Brasil: o uso da constelação familiar como auxiliar na mediação
Authors: Sousa, Penha Cristina Ragno de
metadata.dc.identifier.orientador: Leão, Renato Zerbini Ribeiro
Abstract: Com este trabalho, primeiramente, tenta-se relatar com base em dados estatísticos do CNJ, o estrangulamento do judiciário, mesmo após o novo Código de Processo Civil que trouxe os métodos de resolução consensual de conflitos, a mediação e a conciliação. Após, apresenta-se o tema que surgiu como auxiliar da mediação na resolução dos conflitos de forma permanente, pois os trata de dentro para fora do ser humano, as Constelações Sistêmicas.Pretende-se com informações extraídas do sítio eletrônico do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, na parte referente ao Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC), e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), responsáveis pela implantação e implementação da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no âmbito do TJDFT, demonstrar como está sendo enfrentado o excesso da judicialização. Denota-se o desenvolvimento, pelo judiciário, do “Programa Constelar e Conciliar”, como instrumento processual objetivando auxiliar a Conciliação e a Mediação, e questões relacionadas a conflitos familiares. Finalmente, retrata-se os benefícios que poderão ser alcançados, com a utilização do método, em uma das áreas mais sensíveis de conflitos, que é a de família, tendo como foco a Guarda Compartilhada.
Keywords: Mediação
Direito Sistêmico
Constelação Familiar
Políticas Públicas
Guarda Compartilhada
Citation: SOUSA, Penha Cristina Ragno de. A visão sistêmica na solução de conflitos para diminuição da judicialização no Brasil: o uso da constelação familiar como auxiliar na mediação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13829
Issue Date: 27-Sep-2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21603654.pdf582.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.