Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13882
metadata.dc.type: TCC
Title: A capoeira como conteúdo pedagógico na educação física escolar
Authors: Silva, Hélio Augusto Moreira Machado da
metadata.dc.identifier.orientador: Mota, Márcio Rabelo
Abstract: O presente estudo traz como temática de discussão a implantação da capoeira na educação física escolar. Apesar de fazer parte da cultura corporal do movimento contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais a capoeira ainda é pouco explorada pelos professores. Deste modo, o objetivo deste estudo é mostrar como a capoeira pode ser inserida enquanto conteúdo pedagógico da educação física escolar, destacando os seus benefícios e a forma como podem ser abordada de maneira pedagogicamente satisfatória. Este trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica realizada em artigos, qualificando-o como um estudo do tipo exploratório. A Capoeira tem se destacado cada vez mais e conquistado um espaço cada vez mais amplo, porém, o caminho para torná-la parte da matriz curricular dos alunos ainda é longo e cheio de desafios. Ressalta-se que além da importância histórica e cultural, a capoeira traz inúmeros benefícios à saúde além de agregar valores sociais e comunitários justificando a importância da inserção desse conteúdo nas aulas. Ao concluir este trabalho verifica-se que a capoeira nas escolas não é uma realidade seguida, porém com a preparação pedagógica adequada a capoeira torna-se um instrumento valioso para a educação física escolar.
Keywords: Capoeira
Educação física escolar
Escola
Citation: SILVA, Hélio Augusto Moreira Machado da. A capoeira como conteúdo pedagógico na educação física escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13882
Issue Date: 18-Nov-2019
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21954468.pdf872.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.