Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13893
metadata.dc.type: TCC
Title: Dependência Funcional em Adultos via Instruções por Múltiplos Exemplares
Authors: Hosken, Ana Flávia Castro
metadata.dc.identifier.orientador: Medeiros, Carlos Augusto de
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do treino via Instruções por Múltiplos Exemplares (MEI) sobre a dependência funcional entre os comportamentos de ouvinte e falante em adultos com desenvolvimento típico, analisando possíveis diferenças entre estímulos existentes desconhecidos e estímulos inventados. Assim, tinha-se como hipótese de pesquisa a proposição de que o procedimento de MEI não apenas seria eficaz com essa população, mas que o uso de estímulos existentes pudesse favorecer a ocorrência de dependência funcional entre os comportamentos de ouvinte e falante. Tal hipótese se baseou na possibilidade de formação de classes funcionais entre esses estímulos e outros aos quais o indivíduo foi exposto no passado, diante de similaridades formais e/ou do fato de os participantes já terem visto esses objetos, ainda que não soubessem os nomes aos quais eles se relacionavam. O estudo foi realizado com 12 estudantes universitários, que foram expostos ao MEI com as duas categorias de estímulos separadamente, havendo balanceamento de ordem. A aplicação do experimento ocorreu por meio da apresentação de slides em um notebook, e todas as fases foram gravadas em áudio. Quanto aos resultados, observa-se que a hipótese de pesquisa foi confirmada, porém o desempenho dos participantes foi relativamente baixo, quando comparado com estudos anteriores. Foram discutidos aspectos relacionados à quantidade de treino, ao controle de estímulos nos treinos de ouvinte e aos tipos de respostas do Pré-Teste, bem como à formação dos conjuntos de estímulos por categorias, que podem ter influenciado esses resultados.
Keywords: Dependência funcional
Instruções por múltiplos exemplares – MEI
Nomeação ouvinte
Falante
Citation: HOSKEN, Ana Flávia Castro. Dependência Funcional em Adultos via Instruções por Múltiplos Exemplares. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13893
Issue Date: Dec-2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21500166.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.