Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13895
metadata.dc.type: TCC
Title: O discurso da militarização nas escolas implicações subjetivas e sociais a partir da perspectiva de profissionais da educação
Authors: Miguel, Isabel Lorrane Araújo Gomes
metadata.dc.identifier.orientador: Lagoas, Juliano Moreira
Abstract: A pesquisa aqui apresentada dedicou-se a investigação dos discursos sobre violência e segurança pública no Brasil contemporâneo. Buscou-se verificar de que forma esses discursos se constituem e se manifestam no contexto das políticas de militarização de escolas públicas, bem como seus impactos nos processos de subjetivação e sofrimento psíquico, além de suas implicações sociais. A estratégia metodológica utilizada foi a Análise do Discurso, articulada aos aportes teórico-metodológicos da psicanálise; tomando como referência central as reflexões a respeito do mal-estar na atualidade, a noção violência, segurança e ‘instituição disciplinar’. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas para a construção do material, com profissionais da educação, atuantes em escolas públicas do Distrito Federal, sendo estes/as, professores/as e/ou profissionais da equipe gestora e pedagógica. Além disso, utilizou-se os documentos aprovados, recentemente, pela Portaria Conjunta n° 11, de 23 de outubro de 2019, que visam apresentar as normas instituídas pelo “Projeto de Gestão Compartilhada” – ou, em outras palavras, a militarização das escolas. A utilização desses documentos serviu enquanto material de análise, a fim de potencializar a compreensão das instituições escolares. Ao longo do trabalho, foi possível articular as particularidades das escolas atuais com os conceitos de ‘disciplina’ e ‘poder’ do teórico Michel Foucault, bem como compreender as vicissitudes implicadas no modo (não tão novo) de conceber a escola, que acompanha as mobilizações do projeto em questão.
Keywords: Psicanálise
Violência
Segurança Pública
Instituição disciplinar
Disciplina
Citation: MIGUEL, Isabel Lorrane Araújo Gomes. O discurso da militarização nas escolas implicações subjetivas e sociais a partir da perspectiva de profissionais da educação. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13895
Issue Date: 2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21501119.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.