Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13962
metadata.dc.type: TCC
Title: Quando construir em aço: uma análise comparativa entre estrutura metálica e estrutura em concreto pré-moldado para o Bloco F do edifício Sede Administrativo da CAESB
Authors: Silva, Natalia Mendonça
metadata.dc.identifier.orientador: Galimi, Stefano
Abstract: Um dos maiores obstáculos para se identificar o tipo de estrutura mais adequada para um empreendimento é a falta de metodologias de avaliação, além do que somente o comparativo de custos. Ponderar outros aspectos podem requerer um estudo detalhado que identifique quais fatores seriam mais relevantes, para enfim identificar qual estrutura seria mais adequada. Observando essa demanda, traçou-se 5 parâmetros de desempenho em diversos aspectos que vão desde identificação do peso estrutural e sua influência nas fundações, o tempo de construção que a estrutura carece, os máximos vãos que se podem alcançar, os custos financeiros a longo e curto prazo, até o desempenho desse sistema aos deslocamentos. Logo, observando esses cinco fatores fundamentais, será analisado comparativamente os específicos sistemas: o pré-moldado de concreto e o sistema metálico, estabelecendo qual estrutura seria mais adequada para uma obra específica. Utilizando softwares para obtenção de dados referentes aos deslocamentos, vãos máximos e peso estrutural, o SAP2000 foi a ferramenta utilizada para modelagem da estrutura metálica, enquanto o software AltoQi Eberick foi empregado para modelagem da estrutura pré-moldada. Considerando que a notoriedade da estrutura metálica frente a outros sistemas se dá principalmente referente a vantagens quanto a desempenho, grandes vãos e menor peso estrutural, nesse estudo pode-se comprovar que também quanto a custos financeiros referentes as fundações e manutenção estrutural, o sistema metálico alcançou êxito por possuir um custo inferior se comparado ao sistema de concreto pré-moldado. Os quesitos nos quais a estrutura pré-moldada possui maior vantagem, são em relação ao seu tempo construtivo e custos referentes ao investimento inicial para concepção da estrutura. Como as estruturas em aço e em concreto pré-moldado são produzidos industrialmente, vantagens referentes a esses serviços são inúmeras, gerando uma comparabilidade pertinente e resultados relevantes.
Keywords: Aço
Estrutura metálica
Concreto Pré-moldado
Metodologia de avaliação
Citation: SILVA, Natalia Mendonça. Quando construir em aço: uma análise comparativa entre estrutura metálica e estrutura em concreto pré-moldado para o Bloco F do edifício Sede Administrativo da CAESB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13962
Issue Date: 7-Dec-2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21374724.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.