Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13989
metadata.dc.type: TCC
Title: Manifestações patológicas de revestimento cerâmico de fachada: análise em um edifício residencial de Águas Claras-DF
Authors: Santos, Glauber José dos
metadata.dc.identifier.orientador: Alves, Nielsen José Dias
Abstract: As Fachadas causam grande impacto para quem vê, uma vez que podem ser consideradas como o cartão de visita de qualquer construção, ainda tem grande responsabilidade na estanqueidade, no isolamento térmico e acústico da edificação, no entanto se essa fachada não for bem executada e conservada, ela pode perder a sua eficiência e causar problemas irreparáveis. O presente trabalho tem como objetivo analisar os ensaios realizados in loco em um ed. Residencial na região de águas claras – DF, com o intuito de determinar as manifestações patológicas em revestimento cerâmico de fachada. À vista disso, dispor de uma melhor compreensão dos fatores responsáveis por essas manifestações, afim de apontar possível formulação de manutenção para cada anomalia detectada. A pesquisa dessa dissertação tem como base o estudo de caso dos ensaios de percussão, teste de resistência à tração e da inspeção termográfica, diante das NBRs referentes ao assunto. Verificou-se que apesar da boa aparência da fachada do edifício, alguns problemas corriqueiros estavam pertinentes à falta de manutenção, como por exemplo a deterioração das juntas de movimentação. Ainda podemos perceber uma correlação com os resultados dos ensaios que se complementam na elaboração dos resultados. A partir desses resultados podemos concluir que, o estágio aparente das manifestações patológicas é a última etapa do problema, que começa como uma enfermidade no ser humano, dando alguns sintomas antes de se tornar visível, por consequência a identificação precoce dessas manifestações, facilita a sua recuperação, evitando ônus maiores aos seus proprietários.
Keywords: Manifestação patológica
Ensaio
Fachada
Citation: SANTOS, Glauber José dos. Manifestações patológicas de revestimento cerâmico de fachada: análise em um edifício residencial de Águas Claras-DF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13989
Issue Date: 7-Dec-2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21467689.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.