Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14000
metadata.dc.type: TCC
Title: Levantamento de serviços para o melhor desempenho da estação de tratamento de água do Plano Piloto – ETA Brasília
Authors: Vieira, Raiane Passos de Oliviera
metadata.dc.identifier.orientador: Carvalho, Rogério Pinheiro Magalhães
Abstract: O presente trabalho apresenta um plano de intervenções para a Estação de Tratamento de Água do Plano Piloto (ETA Brasília), com a finalidade de se obter uma melhoria no tratamento da água utilizada para abastecer grande parte da população do Distrito Federal. Fez se uma análise observacional nos processos de tratamento e se verificou a necessidade de reforma ou adequação na ETA. Com isso, foram levantadas algumas ações necessárias para a melhoria da mesma. O estudo levou em consideração os dados fornecidos pela Companhia de Saneamento ambiental do Distrito Federal – CAESB, no ano de 2018. A ETA Brasília é muita antiga, sendo construída no início da construção de Brasília, e necessita de reformas e/ou adequações devido ao seu tempo de uso e de modernidades no tratamento de água. Além disso, ocorreram alterações na tipologia das características da qualidade da água captada para a ETA, tais quais, acréscimo de uma nova captação para a ETA de 700 L/s do ribeirão bananal e aumento da captação do manancial do torto, com a finalidade de poupar o manancial de Santa Maria. Considerando os problemas estruturais identificados na ETA Brasília, foi possível constatar que tais interferências podem comprometer a qualidade da água produzida, sendo necessárias, portanto, que as medidas corretivas sejam implementadas.
Keywords: Qualidade da água
Estação de Tratamento de água
Saneamento básico
Citation: VIEIRA, Raiane Passos de Oliviera. Levantamento de serviços para o melhor desempenho da estação de tratamento de água do Plano Piloto – ETA Brasília. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14000
Issue Date: 8-Aug-2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21505741.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.