Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14004
metadata.dc.type: Monografia
Title: Avaliação das condições de conservação e estabilidade de obras de arte especiais na região de Brasília de acordo com a metodologia do DNIT
Authors: Lago Neto, Antônio Augusto Paranaguá e
Abstract: Qualquer obra de concreto armado está sujeita às intempéries e patologias, as obras de arte especiais não são diferentes. Seu uso contínuo e a falta de programas preventivos de manutenção são responsáveis por isso. A detecção e o controle das patologias que afetam a estrutura demandam procedimentos de inspeção e avaliação que dependerão do grau de conservação e estabilidade da obra, além disso os procedimentos precisam estar padronizados para conseguir sistematizar as avaliações. Este trabalho teve como objetivo avaliar as condições de conservação e estabilidade de OAEs na região de Brasília, através de inspeções rotineiras. Foram escolhidas obras públicas com necessidade de manutenção urgente segundo o Tribunal de Contas do Distrito Federal. Verificou-se que a patologia mais comum nas estruturas inspecionadas foi a corrosão das armaduras que é diretamente influenciada pela ação da água enquanto agente deteriorante. Concluiu-se que se houvesse cumprimento das inspeções programadas, as patologias apresentadas poderiam ter sido menos significativas às obras.
Keywords: Obras de arte especiais
Patologia
Metodologia de inspeção
Citation: LAGO NETO, Antônio Augusto Paranaguá e. Avaliação das condições de conservação e estabilidade de obras de arte especiais na região de Brasília de acordo com a metodologia do DNIT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14004
Issue Date: 3-Jul-2019
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21506095.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.