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metadata.dc.type: Monografia
Title: A responsabilidade da mídia na apresentação do suicídio: estudo de caso da série 13 Reasons Why
Authors: Rodrigues, Yasmim Araújo
Abstract: Este trabalho aborda a representação do suicídio, passando por Émile Durkheim e Sigmund Freud até chegar no objeto de estudo que é a responsabilidade da mídia em descrever e representar o suicídio durante e depois da série streaming “Os 13 Porquês”. Logo depois do lançamento da série em 2017 as mídias começaram a revelar, no mesmo ano, diversos casos de suicídios adolescentes, entre 2017 e 2018. Os indivíduos passaram a questionar se a forma como cada uma delas estava abordando o assunto era correta e ética para o meio jornalístico e audiovisual. Dentre esses questionamentos sobre se deve ou não noticiar o suicídio é possível destacar também as campanhas de conscientização desenvolvidas pela plataforma de origem da série, Netflix com o intuito de ajudar adultos e adolescentes a combater a depressão, bullying e o suicídio em si. Por fim, foi concluído que a mídia assume o papel de construir e gerar opinião sobre os casos de suicídio representados durante a construção de uma ideia final sobre a série, de que muito mais importante que noticiar é auxiliar o telespectador de que existe meios para que o suicídio não ocorra e que expor a pessoa nunca é a solução.
Keywords: Série de TV
Audiovisual
Suicídio
Jornalismo
Ética
Citation: RODRIGUES, Yasmim Araújo. A responsabilidade da mídia na apresentação do suicídio: estudo de caso da série 13 Reasons Why. 2019. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14040
Issue Date: 11-Jun-2019
Appears in Collections:PUB - Graduação

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