Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14057
metadata.dc.type: TCC
Title: A tradição de precedentes no direito brasileiro como forma de garantia da segurança jurídica analisada à luz do princípio da integridade de Ronald Dworkin
Authors: Santos, Mariana Mirele Braga dos
metadata.dc.identifier.orientador: Peixoto, Maurício Muriack de Fernandes e
Abstract: O objetivo do presente estudo é a análise da tradição de precedentes no direito brasileiro à luz do princípio da integridade do estadunidense Ronald Dworkin. O estudo se inicia a partir da análise da evolução das tradições ocidentais de civil e common law, passando pela influência do neoconstitucionalismo na atuação do magistrado da tradição civil law. Após, se analisa os institutos inerentes à tradição common law e as alterações legislativas desde o Código de Processo Civil de 1973 até o atual, o Código de Processo Civil de 2015, para ver quais são as intenções prescritas e se o ordenamento jurídico brasileiro se aproxima dos preceitos estabelecidos pelos precedentes, clássicos da common law. Adiante, é analisada a teoria do filósofo estadunidense Ronald Dworkin, com foco no princípio da integridade, observando como essa integridade pode auxiliar na aplicação dos precedentes no direito brasileiro de forma coerente para que a segurança jurídica seja assegurada.
Keywords: Precedente
Civil Law
Common Law
Dworkin
Integridade
Segurança jurídica
Citation: SANTOS, Mariana Mirele Braga dos. A tradição de precedentes no direito brasileiro como forma de garantia da segurança jurídica analisada à luz do princípio da integridade de Ronald Dworkin. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14057
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21501790.pdf619.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.