Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14081
metadata.dc.type: TCC
Title: A estruturação jurídica dos clubes de futebol: iniciativas legislativas e sobreposição das práticas de gestão às formas de organização
Authors: Serra, Rafael Caputo Bastos
metadata.dc.identifier.orientador: Ferraz, Daniel Amin
Abstract: Os clubes de futebol no Brasil, em maioria estruturados como associações civis, enfrentam uma grave crise financeira e estrutural. Apesar do grande potencial econômico, sofrem em razão das décadas de má-administração e gestão amadora. Importante, portanto, uma maior reflexão a respeito das medidas e instrumentos jurídicos aptos a enfrentar esses problemas, em especial quanto à conveniência de o Estado regular esse setor da economia da maneira como se pretende. A partir disso, pôde se constatar que a resposta mais efetiva se encontra na adoção de boas práticas de gestão, independentemente da forma de organização jurídica.
Keywords: Entidades desportivas
Clubes de futebol
Estruturação Jurídica
Iniciativas legislativas
Citation: SERRA, Rafael Caputo Bastos. A estruturação jurídica dos clubes de futebol: iniciativas legislativas e sobreposição das práticas de gestão às formas de organização. 2019. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14081
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21486442.pdf357.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.