Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14163
metadata.dc.type: TCC
Title: Desafios da formação de um regime internacional de governança da internet: multiplicidade de atores e visões divergentes
Authors: Favato, Fernanda Salomão
metadata.dc.identifier.orientador: Fernandes, Claudio Tadeu C.
Abstract: Trata o presente artigo da questão envolvendo a governança da internet. Em ter mos mais específicos, constitui objetivo deste estudo o exame relativo à dificuldade da criação de um “regi me internacional de governança” da internet. O artigo examinou diversos assuntos associados à questão, dentre os quais temas como a institucionalização da internet, a fragmentação da normatização da internet e a cibersegurança. Do ponto de vista metodológico, o artigo valeu-se de técnicas descritivas ao amparo do chamado neorrealismo. No tocante aos resultados e no que respeita às conclusões, o artigo demonstrou ser improvável a constituição de uma governança internacional da internet tendo em vista, especial mente, a multiplicidade de atores e seus interesses divergentes.
Keywords: Internet
Governança
Fragmentação
Multilateralismo
Normatização
Cooperação
Cibersegurança
Neorrealismo
Regimes internacionais
Publisher: UniCEUB
Citation: FAVATO, Fernanda Salomão. Desafios da formação de um regime internacional de governança da internet: multiplicidade de atores e visões divergentes. 2020. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14163
Issue Date: 2020
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Favato 21650379.pdf669.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.