Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14238
metadata.dc.type: TCC
Title: Imprescritibilidade das ações de ressarcimento ao erário por danos decorrentes de atos dolosos de improbidade administrativa
Authors: Abreu, Isabella Gondim de
metadata.dc.identifier.orientador: Gianasi, Anna Luiza de Castro
Abstract: As ações de ressarcimento ao erário são prescritíveis? De acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal em 2018, no julgamento do Recurso Extraordinário n. 852.475/SP, apreciando o tema 897 da repercussão geral, não. O presente artigo tem como objetivo analisar em que medida esse entendimento trará resultados positivos para o Estado. Segundo a tese final firmada, "são imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa”. Entretanto, quais argumentos levaram o Supremo Tribunal Federal (STF) a interpretar a favor da imprescritibilidade? Qual o sentido e o alcance do art. 37, § 5º, da Constituição Federal de 1988? O que seria classificado como ato doloso nos termos da Lei 8.429/1992 (Lei de Improbidade administrativa)? Esses são apenas alguns dos questionamentos a serem respondidos ao longo do presente trabalho para ao fim, concluir se o aludido entendimento assegura o efetivo ressarcimento do que é devido ao erário e/ou se deixará de funcionar como um meio de impunidade para os agentes ímprobos. De início, busca-se entender o instituto de prescrição, juntamente com os princípios básicos da Administração Pública, e posteriormente, analisar de que maneira o novo precedente contribui para ressarcimento dos cofres públicos. O método utilizado no presente trabalho baseouse na pesquisa bibliográfica, se utilizando de livros, jurisprudências do STF e artigos sobre o tema.
Keywords: Supremo Tribunal Federal
Recurso extraordinário n. 852.475/SP
Improbidade administrativa
Ressarcimento ao erário
Imprescritibilidade
Publisher: UniCEUB
Citation: ABREU, Isabella Gondim de. Imprescritibilidade das ações de ressarcimento ao erário por danos decorrentes de atos dolosos de improbidade administrativa. 2020. Monografia (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14238
Issue Date: 26-Jun-2020
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabella Abreu 21503871.pdf455.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.