Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14293
metadata.dc.type: TCC
Title: Medida socioeducativa de internação e o direito à educação: uma análise na perspectiva de Vygotsky e do paradigma da proteção integral
Authors: Costa, Jussandra da Silva
metadata.dc.identifier.orientador: Sauerbronn, Selma Leite do Nascimento
Abstract: O presente estudo busca correlacionar as reflexões teóricas de Lév Semiónovitch Vygotsky sobre o comportamento do adolescente em conflito com a lei e o paradigma da proteção integral, no âmbito do programa socioeducativo de internação, especificamente no que toca ao direito à educação. O Sistema nacional de Atendimento Socioeducativo dispõe um conjunto de parâmetros e diretrizes para a execução das medi das socioeducativa em meio aberto e fechado, sistema que tem por base o paradigma da proteção integral. Os parâmetros de gestão pedagógica e respectivas diretrizes serão analisados, com recorte no direito fundamental à educação do adolescente interno, de modo a dialogarem com as reflexões de Vygotsky, chegando-se à conclusão de que esses parâmetros, pautados no paradigma da proteção integral, reconhecem a importância das inter relações entre o adolescente, sua família e a comunidade e, nesse sentido, tem sintonia com a reflexão teórica em referência.
Keywords: Adolescente em conflito com a lei
Proteção Integral
Direito à educação.
Programa Socioeducativo de internação
Publisher: UniCEUB
Citation: COSTA, Jussandra da Silva. Medida socioeducativa de internação e o direito à educação: uma análise na perspectiva de Vygotsky e do paradigma da proteção integral. 2020. Monografia (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14293
Issue Date: 2020
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jussandra Costa 20766031.pdf704.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.