Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14414
Tipo: TCC
Título: O papel da nutrição e das práticas integrativas nos distúrbios de ansiedade e estresse: um estudo de caso
Autor(es): Souza, Aline Sampaio Pinho
Graça, Roberta Azevedo da
Orientador: Salomon, Ana Lúcia Ribeiro
Abstract: O número de pessoas com doenças relacionadas ao estresse e à ansiedade está aumentando no mundo ocidental e já está entre umas das principais causas de incapacidade em indivíduos na fase reprodutiva consumindo uma porcentagem considerável dos recursos em saúde. Entre hábitos e comportamentos promotores da saúde e, portanto, preventivos da doença contam-se, com especial impacto, os hábitos alimentares. Uma alimentação racional, que tenha em conta as necessidades do organismo e tome em consideração as propriedades preventivas de alguns nutrientes é hoje um aspecto determinante de estilo de vida saudável para pessoas de diferentes grupos etários e, em muitos casos, um cuidado imprescindível em grupos com doença crônica ou aguda. A Aromaterapia é a prática que utiliza os óleos essenciais retirados das plantas, de forma consciente e controlada, com o objetivo de promover o bemestar das pessoas e que desempenha função importante nas emoções, por meio da conexão do olfato com o sistema límbico, gerando impacto sobre o estado emocional. O objetivo deste estudo foi verificar como a utilização da nutrição, bem como de uma dietoterapia adequada aliada a práticas integrativas, como Yoga e Aromaterapia, pode auxiliar no tratamento da ansiedade e do estresse, além de reduzir a sintomatologia envolvida, buscando minimizar seus efeitos adversos e contribuir para uma melhora na qualidade de vida do indivíduo tratado. Para tanto, foi conduzido um estudo de caso clínico com uma voluntária praticante de yoga, com alta demanda de trabalho associada a níveis de estresse e ansiedade com manifestações clínicas patológicas. Foi proposta intervenção com compostos bioativos e Aromaterapia. Como resultado final, ou seja, com a comparação dos resultados dos questionários da primeira etapa e da terceira etapa do estudo, observou-se uma redução de 59% dos sintomas totais associados a hipersensibilidades, mensurados pelo Questionário de Rastreamento Metabólico - QRM validado pelo Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional. Já em relação ao resultado do questionário de Escala de Percepção de Estresse (EPS-10), houve uma diminuição de 41%, enquanto que em relação ao questionário de Triagem de Transtorno de Ansiedade Generalizada - GAD 7, houve uma diminuição de 11% na frequência dos sintomas, além do acréscimo em relação ao aporte de vitaminas e minerais, como resultado dos planos alimentares prescritos. Conclui-se que a associação da Nutrição, com a dietoterapia e Aromaterapia promoveu uma melhora nos sintomas relacionados a estresse e ansiedade sentidos pela voluntária.
Editor: UniCEUB
Citação: SOUZA, Aline Sampaio Pinho; GRAÇA, Roberta Azevedo da. O papel da nutrição e das práticas integrativas nos distúrbios de ansiedade e estresse: um estudo de caso. 2020. Monografia (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14414
Data do documento: 4-Ago-2020
Aparece nas coleções:NUT - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Sampaio e Roberta Azevedo.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.