Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14473
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Feminilidades e Negritudes nas Telas: Diálogos entre a Psicologia e o Cinema |
Authors: | Souto, Luiza Tavares de Oliveira |
metadata.dc.identifier.orientador: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | A presente Monografia busca analisar as representações de mulheres negras feitas nos filmes “Preciosa: uma história de esperança” (2009), “Café com Canela” (2017) e “Felicidade por um Fio” (2018) sob a ótica de perspectivas da Psicologia Cultural e do feminismo decolonial. Entre os critérios para a seleção destes filmes, está o olhar atento às interseccionalidades entre pertencimento étnico-racial, gênero e classe social, uma vez que foi feito um paralelo entre as realidades representadas nos filmes e os dispositivos de violências raciais e de gênero que permeiam a contemporaneidade brasileira. Para a análise dos filmes, utilizou-se o método da análise de conteúdo temática. Os resultados demonstram que os estereótipos associados às feminilidades e negritudes presentes na história do cinema são heranças de um poder colonial, que reverberam na constituição das identidades e processos de subjetivação de mulheres negras. As concepções de beleza, espaços de trabalho a serem ocupados, os sentidos atribuídos ao amor e à maternidade são naturalizados sob a ação não só de violências físicas, mas também de violências simbólicas. O que indica a necessidade de um olhar crítico às posições que as mulheres negras ocupam nas telas e fora delas. |
Keywords: | Identidade Psicologia Pertencimento étnico-racial Intersseccionalidades Feminismo decolonial |
Publisher: | UniCEUB |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14473 |
Issue Date: | Jul-2020 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luiza Tavares de Oliveira Souto.pdf | 574.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.