Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14473
metadata.dc.type: TCC
Title: Feminilidades e Negritudes nas Telas: Diálogos entre a Psicologia e o Cinema
Authors: Souto, Luiza Tavares de Oliveira
metadata.dc.identifier.orientador: Madureira, Ana Flávia do Amaral
Abstract: A presente Monografia busca analisar as representações de mulheres negras feitas nos filmes “Preciosa: uma história de esperança” (2009), “Café com Canela” (2017) e “Felicidade por um Fio” (2018) sob a ótica de perspectivas da Psicologia Cultural e do feminismo decolonial. Entre os critérios para a seleção destes filmes, está o olhar atento às interseccionalidades entre pertencimento étnico-racial, gênero e classe social, uma vez que foi feito um paralelo entre as realidades representadas nos filmes e os dispositivos de violências raciais e de gênero que permeiam a contemporaneidade brasileira. Para a análise dos filmes, utilizou-se o método da análise de conteúdo temática. Os resultados demonstram que os estereótipos associados às feminilidades e negritudes presentes na história do cinema são heranças de um poder colonial, que reverberam na constituição das identidades e processos de subjetivação de mulheres negras. As concepções de beleza, espaços de trabalho a serem ocupados, os sentidos atribuídos ao amor e à maternidade são naturalizados sob a ação não só de violências físicas, mas também de violências simbólicas. O que indica a necessidade de um olhar crítico às posições que as mulheres negras ocupam nas telas e fora delas.
Keywords: Identidade
Psicologia
Pertencimento étnico-racial
Intersseccionalidades
Feminismo decolonial
Publisher: UniCEUB
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14473
Issue Date: Jul-2020
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiza Tavares de Oliveira Souto.pdf574.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.