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metadata.dc.type: TCC
Title: Relação das mudanças alimentares, surgimento de transtornos e distorção da imagem corporal com a influência da mídia em universitarios
Authors: Mariano, Laryssa Albino
Soeiro, Luiza Andrade de Castro
Garcia, Paloma Popov Custódio
metadata.dc.identifier.orientador: Castro, Maína Ribeiro Pereira
Abstract: A influência da mídia sobre a imagem corporal, que é a percepção que a pessoa tem de si mesma, seu corpo e os sentimentos que ela possui em relação a esses aspectos, vem se tornando um importante divisor, quando se trata da mudança de hábitos alimentares, melhoria da saúde e modificação do corpo visando unicamente à estética, já que nos dias atuais, algumas pessoas fazem de tudo para ter o corpo considerado “ideal” pela sociedade. Objetivo: Avaliar a relação entre a insatisfação da imagem corporal relacionada à influência midiática e o possível surgimento de transtornos alimentares em universitários de variados cursos do Centro Universitário de Brasília UniCEUB. Métodos: Estudo descritivo e observacional com universitários matriculados em cursos do UniCEUB e de ambos os sexos. Para obtenção dos dados, aplicou-se um questionário previamente formulado pelas pesquisadoras. As respostas foram analisadas quantitativamente, e foram apresentados dados por meio de gráficos, estabelecendo a prevalência e incidência das respostas. Resultados: Participaram da pesquisa 145 universitários matriculados no UniCEUB, sendo eles do curso de Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Estética, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A coleta e análise de dados foram realizadas por meio de um questionário contendo perguntas sobre percepção da imagem corporal, influência da mídia e transtornos alimentares. Dos participantes que responderam ao questionário 89,7% (n=130) eram do sexo feminino e 10,3% (n=15) do sexo masculino, sendo o maior quantitativo com idades entre 18 e 25 anos. Com a aplicação do questionário, identificou-se que 47,6% (n=69) dos estudantes tem o desejo de emagrecer, enquanto 38,6% (n=56) tem como objetivo o ganho de massa magra e que em relação a terem buscado ajuda de um profissional e qual, 42,1% (n=61) respondeu que procurou por um (a) Nutricionista e 29,7% (n=43) não buscou ajuda. Foi possível analisar ainda, que a mídia exerce uma considerável influência em relação à formação e modulação da imagem corporal, assim como tem papel direto na construção e imposição de padrões de beleza. E que a influência exercida pela mídia está continuamente ligada à incidência e surgimento de transtornos alimentares. Conclusão: Devido à grande influência que a mídia exerce na percepção do corpo, na construção da imagem corporal e na imposição de padrões de beleza, a sociedade têm se tornado cada vez mais criteriosa a respeito da imagem corporal, de se adequar a esses padrões e de ser aceito socialmente e midiaticamente. Por tudo isso, a mídia acaba contribuindo diretamente como um veículo estimulador do surgimento de transtornos alimentares e da insatisfação com a imagem corporal, por indivíduos que não se encaixam nesses padrões estabelecidos.
Keywords: Mídia
Comportamento
Imagem Corporal
Transtornos Alimentares
Publisher: UniCEUB
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14571
Issue Date: 12-Dec-2019
Appears in Collections:NUT - Graduação

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