Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14608
metadata.dc.type: TCC
Title: Uso do atletismo como estratégia didática no trabalho da educação física escolar
Authors: Forster, Edgar Vieira
metadata.dc.identifier.orientador: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: O objetivo geral deste estudo foi o de demonstrar a relevância do atletismo como uma das formas lúdicas que favorecem o processo de ensino-aprendizagem dentro do ensino fundamental. A pesquisa pode ser classificada em descritiva e explicativa, tendo base bibliográfica, buscando em livros, artigos e periódicos argumentos para a composição dos argumentos científicos. Pode-se concluir que a Educação Física é uma ciência que estuda o movimento, base fundamental que complementa a formação do indivíduo tanto físico, intelectual e cognitivo. É uma disciplina transversal que completa as disciplinas intelectuais e usa dela para a sua própria composição. A inserção do atletismo em escolas deve ser incentivada porque colabora com todas as ordens de desenvolvimento motor como precisão (dos 0 aos 7 anos), rapidez (dos 7 aos 10 anos) e força muscular (dos 10 aos 15 anos). No entanto, não deve ser inserido como ensino técnico logo de imediato, devendo ser inserido de modo lúdico, ou seja, contextualizado, tendo em vista que a ludicidade envolvida na inserção da modalidade de atletismo favorece a aprendizagem, melhora o repertório motor e proporciona condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor e cognitivo dos estudantes.
Keywords: Atletismo
Educação física escolar
Ludomotor
Publisher: UniCEUB
Citation: FOSTER, Edgar Vieira. Uso do atletismo como estratégia didática no trabalho da educação física escolar. 2020. Monografia (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14608
Issue Date: 2020
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC EDGAR FORSTER (4).pdf621.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.