Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14624
metadata.dc.type: TCC
Title: Comparação da manutenção de hábitos de treinamento e alimentares em atletas competitivos e não competitivos de judô durante a pandemia
Authors: Ramos, Carolyna Estrela
Menezes, Natália Teodoro
metadata.dc.identifier.orientador: Lima, Filipe Dinato de
Abstract: A pandemia da COVID-19 trouxe diversas dificuldades para a população, entre elas as limitações de práticas esportivas. Com eventos esportivos suspensos, academias fechadas, as pessoas tiveram que começar a realizar suas atividades individualmente e em casa com auxílio de outros meios. O objetivo deste estudo foi verificar a diferença de hábitos de treinamento e alimentares entre praticantes da modalidade de judô competidores e não competidores antes e durante a pandemia ocorrida em 2020. A amostra foi composta por 50 indivíduos com idade entre 11 e 51 (17,98 ± 6,95 anos), de ambos os sexos, que praticavam judô no mínimo há 6 meses, em que um grupo foi composto por 12 indivíduos não competidores e o outro grupo composto por 38 indivíduos competidores. Foi aplicado um questionário contendo perguntas gerais pré pandemia e perguntas gerais durante a pandemia, sendo 9 perguntas fechadas e 1 aberta para cada período. Observou-se uma queda nos hábitos de treinamento relacionado a quantidade de treinos realizados por semana em ambos os grupos, assim como nos hábitos alimentares que estavam relacionados ao consumo de alimentos fritos, refrigerantes, doces, verduras, legumes, frutas e sucos naturais.
Keywords: Pandemia
Judô
Alimentação
Lutas marciais
Citation: RAMOS, Carolyna Estrela; MENEZES, Natália Teodoro. Comparação da manutenção de hábitos de treinamento e alimentares em atletas competitivos e não competitivos de judô durante a pandemia. 2020. Monografia (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14624
Issue Date: Dec-2020
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAROLYNA ESTRELA.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.