Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14636
metadata.dc.type: TCC
Title: Lei Maria da Penha versus Lei do Feminicídio: uma análise quantitativa sobre violência doméstica no Distrito Federal
Authors: Sousa, Glauber Inácio e
metadata.dc.identifier.orientador: Teixeira, Gabriel Haddad
Abstract: O presente trabalho partiu da hipótese de que a exploração político-midiática da criação do feminicídio, qualificadora do crime de homicídio, poderia dar novo fôlego ao debate sobre o tema da violência doméstica e, consequentemente, levar mais vítimas a comunicarem os crimes às autoridades competentes. Assim, tem por objeto a análise do impacto da criação da Lei do Feminicídio sobre a comunicação de crimes envolvendo a Lei Maria da Penha. Para tanto, utilizou-se de informação estatística referente ao Distrito federal, fornecida pela Polícia Civil da capital federal, em dois períodos distintos: imediatamente anterior e imediatamente posterior à promulgação da lei do Feminicídio. Ao fim, mostrou que houve um decréscimo no número de crimes comunicados, envolvendo a Lei Maria da Penha, após a promulgação da Lei do Feminicídio, contrariando a hipótese inicial.
Keywords: Lei Maria da Penha
Lei do Feminicídio
Violência doméstica
Citation: SOUSA, Glauber Inácio e. Lei Maria da Penha versus Lei do Feminicídio: uma análise quantitativa sobre violência doméstica no Distrito Federal. 2020. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14636
Issue Date: Sep-2020
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Glauber Sousa 21802751.pdf258.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.