Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14638
metadata.dc.type: TCC
Title: A remessa necessária das decisões interlocutórias parciais de mérito: uma análise do enunciado nº 17 do I Fórum Nacional do Poder Público
Authors: Cavalcante, Guilherme Ribeiro Leite Jardim
metadata.dc.identifier.orientador: Binder, César Augusto
Abstract: Como objetivo geral, a presente pesquisa consiste em perquirir acerca da possibilidade jurídica de as decisões interlocutórias parciais de mérito estarem sujeitas à remessa necessária, em que pese o artigo 496 do Código de Processo Civil de 2015 referir-se apenas ao termo “sentença”. Para tanto, far-se-á uma interpretação sistemática e teleológica do Diploma Processual sob o enfoque de dois institutos basilares: julgamento antecipado parcial do mérito, o qual rompeu com o dogma da unicidade de julgamento que prevalecia no CPC/1973, e coisa julgada. Ao final, será demonstrado que as decisões interlocutórias parciais de mérito proferidas contra a Fazenda Pública, desde que não enquadradas nas exceções previstas no artigo 496, §§ 3º e 4º, do CPC/2015, também estarão sujeitas ao reexame obrigatório, de modo que não transitarão em julgado senão depois de confirmadas pelo tribunal.
Keywords: Remessa necessária
Decisão parcial de mérito
Coisa julgada
Interpretação sistemática
Citation: CAVALCANTE, Guilherme Ribeiro Leite Jardim. A remessa necessária das decisões interlocutórias parciais de mérito: uma análise do enunciado nº 17 do I Fórum Nacional do Poder Público. 2020. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14638
Issue Date: 2020
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme Cavalcante - 21601122.pdf692.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.