Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14640
metadata.dc.type: TCC
Title: Relativização da prova ilícita no processo penal: a teoria da proporcionalidade na resolução de conflitos de direitos fundamentais
Authors: Oliveira, Gustavo Henrique Cunha de
metadata.dc.identifier.orientador: Bastos, Marcus Vinícius Reis
Abstract: O presente artigo expõe a colisão de direitos fundamentais no âmbito da persecução penal, quanto à admissibilidade da prova ilícita. Busca-se compreender a relação da busca da verdade real com a relativização da prova obtida por meio ilícito. Nesse cenário, é imprescindível a aplicação do princípio da proporcionalidade pelo Poder Judiciário, para que se preserve direitos essências na ótica processual. Inicialmente, tem por objetivo compreender a aplicação de alguns princípios que regem o processo penal. Posteriormente, destaca-se a divergência na doutrina e na jurisprudência quanto ao uso da prova ilícita para legitimar a condenação ou absolvição do réu. Ao final, analisa-se o instituto da gravação clandestina como meio de prova.
Keywords: Prova ilícita
Inadmissibilidade
Proporcionalidade
Direitos fundamentais
Verdade real
Citation: OLIVEIRA, Gustavo Henrique Cunha de. Relativização da prova ilícita no processo penal: a teoria da proporcionalidade na resolução de conflitos de direitos fundamentais. 2020. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14640
Issue Date: 2020
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gustavo Oliveira 21601150.pdf519.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.