Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14699
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Influências do contexto universitário na construção de uma identidade negra positiva |
Authors: | Carvalho, Ricardo Hosannah de |
metadata.dc.identifier.orientador: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | Este artigo teórico busca analisar as possíveis influências e contribuições do ambiente universitário sobre a construção da identidade negra, sendo esta entendida como a construção de sentimento de identificação e pertencimento ao grupo étnico-racial negro. Além disso, visa entender a possibilidade de construção de uma identidade negra positiva no Brasil, que é um país com uma construção histórica colonial e escravocrata, amplamente marcado pela discriminação e preconceito. O estudo teórico realizado levantou que, apesar das dificuldades, existem possibilidades de construção de identidades negras positivas no país, nas quais são valorizas a origem, a cultura e as características físicas dos negros e no qual estes agem como como agentes críticos para a construção de uma sociedade menos racista. Ainda, foi destacado que o ambiente acadêmico pode contribuir como recurso valioso na construção dessa identidade negra positiva, desde que assuma um papel ativo, fomentando a criação de atividades acadêmicas voltadas, de forma crítica, para a temática das relações étnico-raciais. |
Keywords: | Identidade negra Pertencimento identitário Preconceito racial |
Citation: | CARVALHO, Ricardo Hosannah de. Influências do contexto universitário na construção de uma identidade negra positiva. 2020. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14699 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Ricardo Hosannah (1).pdf | 173.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.