Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14699
metadata.dc.type: TCC
Title: Influências do contexto universitário na construção de uma identidade negra positiva
Authors: Carvalho, Ricardo Hosannah de
metadata.dc.identifier.orientador: Madureira, Ana Flávia do Amaral
Abstract: Este artigo teórico busca analisar as possíveis influências e contribuições do ambiente universitário sobre a construção da identidade negra, sendo esta entendida como a construção de sentimento de identificação e pertencimento ao grupo étnico-racial negro. Além disso, visa entender a possibilidade de construção de uma identidade negra positiva no Brasil, que é um país com uma construção histórica colonial e escravocrata, amplamente marcado pela discriminação e preconceito. O estudo teórico realizado levantou que, apesar das dificuldades, existem possibilidades de construção de identidades negras positivas no país, nas quais são valorizas a origem, a cultura e as características físicas dos negros e no qual estes agem como como agentes críticos para a construção de uma sociedade menos racista. Ainda, foi destacado que o ambiente acadêmico pode contribuir como recurso valioso na construção dessa identidade negra positiva, desde que assuma um papel ativo, fomentando a criação de atividades acadêmicas voltadas, de forma crítica, para a temática das relações étnico-raciais.
Keywords: Identidade negra
Pertencimento identitário
Preconceito racial
Citation: CARVALHO, Ricardo Hosannah de. Influências do contexto universitário na construção de uma identidade negra positiva. 2020. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14699
Issue Date: 2020
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - Ricardo Hosannah (1).pdf173.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.