Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Julia Cristina-
dc.date.accessioned2021-03-23T15:26:39Z-
dc.date.available2021-03-23T15:26:39Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14838-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi elaborada com o objetivo de analisar a natureza do controle judicial despendido sobre as políticas públicas implementadas no setor energético. Com apoio no arcabouço teórico acerca do controle judicial, partiu-se da análise dos limites que delineiam as competências dos Poderes Judiciário e Executivo e a diferença semântica entre os termos de ativismo judicial e intervenção judiciária. Passou-se, na sequência, para a análise das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal, em especial a Medida Provisória 579/2012, editada ao longo do Governo Dilma Rousseff e posteriormente convertida na Lei nº 12.783/2013. Para o que interessa ao estudo, fez-se necessária breve fixação das premissas comerciais que norteiam o sistema energético brasileiro, e as decorrências da atuação do Poder Judiciário no cenário da crise hidrológica desencadeada ao longo do ano de 2012, comumente conhecida como crise do GSF (Generation Scaling Factor). Ao final, o estudo buscou responder a seguinte questão: a atuação do Poder Judiciário no setor regulatório por intermédio das ações referentes ao risco hidrológico, caracterizam ativismo judicial ou intervenção judiciária? A conclusão do presente artigo aponta para uma atuação Judicial proativa, no entanto necessária, em atenção ao exercício de freios e contrapesos preconizado pelo ordenamento jurídico brasileiro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2021-01-19T17:46:34Z No. of bitstreams: 1 Júlia Ferreira 21752364.pdf: 1008000 bytes, checksum: e01a51321e81943047f1c58ceaa5d8b0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-03-23T15:26:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Júlia Ferreira 21752364.pdf: 1008000 bytes, checksum: e01a51321e81943047f1c58ceaa5d8b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-23T15:26:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Júlia Ferreira 21752364.pdf: 1008000 bytes, checksum: e01a51321e81943047f1c58ceaa5d8b0 (MD5) Previous issue date: 2021-01-19en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSeparação de poderespt_BR
dc.subjectIntervenção judiciáriapt_BR
dc.subjectAtivismo judicialpt_BR
dc.subjectRisco hidrológicopt_BR
dc.subjectGSFpt_BR
dc.titleMedida provisória 579/2012 e as ações do risco hidrológico: intervencionismo judiciário ou ativismo judicial? Uma análise crítica do caso GSF.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-01-19-
dc.identifier.orientadorCirne, Mariana Barbosapt_BR
dc.publisherUniCEUBpt_BR
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Júlia Ferreira 21752364.pdf984.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.