Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14997
metadata.dc.type: TCC
Title: A governança global espacial como instrumento de paz no espaço exterior: abordagem das relações de cooperação e competição no sistema internacional
Authors: Gonçalves, Sabrina Prado Catunda
metadata.dc.identifier.orientador: Portela, Lucas Soares
Abstract: Este trabalho foi executado para analisar o papel da governança global espacial como instrumento de paz nas atividades espaciais desempenhadas pelos Estados. Tem por objetivo apresentar e analisar o contexto no qual esse instrumento foi criado e toda a sua atuação e desenvolvimento nas relações de competição e cooperação desde 1967, dez anos depois do lançamento do primeiro satélite artificial do mundo por parte do Governo soviético, até os dias atuais. A pesquisa a seguir se encontra dividida em quatro capítulos. O primeiro, que contextualiza a corrida espacial e as relações de competição e cooperação no âmbito espacial; o segundo, que abrange a abordagem teórica pelo qual o presente trabalho foi pautado; o terceiro, que coloca em pauta a discussão sobre desarmamento e desmilitarização espacial; e por fim, o quarto capítulo que trata da importância e das vantagens de se realizar uma cooperação internacional no âmbito do espaço, além de tratar também dos possíveis obstáculos enfrentados nesse tipo de cooperação e trazer uma análise detalhada sobre o jogo espacial com base na Teoria dos Jogos.
Keywords: Corrida espacial
Competição
Cooperação
Programa Espacial
Tratado do Espaço
Governança Global do Espaço
Publisher: UniCEUB
Citation: GONÇALVES, Sabrina Prado Catunda. A governança global espacial como instrumento de paz no espaço exterior: abordagem das relações de cooperação e competição no sistema internacional. 2020. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14997
Issue Date: 2020
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sabrina Gonçalves - 21708498.pdf573.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.