Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15017
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Bullying entre meninas: do diagnóstico à intervenção em uma escola da capital do Brasil |
Authors: | Quaranta, Gabriella Ferreira |
metadata.dc.identifier.orientador: | Sampaio, Julliane Messias Cordeiro |
Abstract: | O bullying é um problema de saúde pública, que afeta a escolaridade e a qualidade de vida dos estudantes envolvidos. O objetivo desta pesquisa foi compreender e comparar os resultados de uma intervenção realizada com professores em uma escola da capital do Brasil, a partir da perspectiva das meninas vítimas de bullying. Trata-se de um quase-experimento (antes e depois). Neste estudo, observou-se predomínio de meninas com idades de 11 e 14 anos (63,11%), sendo a maior parte, do 6° ano (36,73%) e 8° ano (30,14%). Notou-se que maior parte das agressões estão ligadas a “fofoca” (26,73%) e utilização de apelidos (20,79%). Assim, observa-se a necessidade de esta temática ser abordada pelo corpo docente, pois, muitas vezes, a violência entre meninas é consensualmente aceita e naturalizada por pais e professores, tratada apenas como “coisa de menina” ou “questões da idade”. |
Keywords: | Bullying Gênero Intervenção |
Publisher: | UniCEUB |
Citation: | QUARANTA, Gabriella Ferreira. Bullying entre meninas: do diagnóstico à intervenção em uma escola da capital do Brasil. 2020. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15017 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | ENF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gabriela Quaranta.pdf | 280.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.