Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15017
metadata.dc.type: TCC
Title: Bullying entre meninas: do diagnóstico à intervenção em uma escola da capital do Brasil
Authors: Quaranta, Gabriella Ferreira
metadata.dc.identifier.orientador: Sampaio, Julliane Messias Cordeiro
Abstract: O bullying é um problema de saúde pública, que afeta a escolaridade e a qualidade de vida dos estudantes envolvidos. O objetivo desta pesquisa foi compreender e comparar os resultados de uma intervenção realizada com professores em uma escola da capital do Brasil, a partir da perspectiva das meninas vítimas de bullying. Trata-se de um quase-experimento (antes e depois). Neste estudo, observou-se predomínio de meninas com idades de 11 e 14 anos (63,11%), sendo a maior parte, do 6° ano (36,73%) e 8° ano (30,14%). Notou-se que maior parte das agressões estão ligadas a “fofoca” (26,73%) e utilização de apelidos (20,79%). Assim, observa-se a necessidade de esta temática ser abordada pelo corpo docente, pois, muitas vezes, a violência entre meninas é consensualmente aceita e naturalizada por pais e professores, tratada apenas como “coisa de menina” ou “questões da idade”.
Keywords: Bullying
Gênero
Intervenção
Publisher: UniCEUB
Citation: QUARANTA, Gabriella Ferreira. Bullying entre meninas: do diagnóstico à intervenção em uma escola da capital do Brasil. 2020. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15017
Issue Date: 2020
Appears in Collections:ENF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Quaranta.pdf280.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.