Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15026
metadata.dc.type: Artigo
Title: O enfrentamento do bullying: perspectiva das vítimas após intervenção com professores
Authors: Capo, Larissa Schenato
Abstract: O bullying é problema de saúde pública multifacetado e multicausal que acomete cerca de 30% dos estudantes do Brasil e de outros países. Trata-se de uma violência escolar no qual o professor tem papel fundamental na sua prevenção. O objetivo dessa investigação foi avaliar os efeitos de uma intervenção realizada com os professores de uma escola na capital brasileira com o intuito de auxiliá-los na mediação dos conflitos envolvendo o bullying. A execução das atividades foi planejada a partir das respostas de 148 estudantes do 6º ao 9º ano de ensino. Tratou-se de uma pesquisa do tipo quase-experimento (after and before), os dados foram coletados entre novembro e maio de 2019 e submetidos à análise estatística, obtendo se a razão de prevalência com o intervalo de confiança (IC) de 95% e comparação dos períodos pré e pós intervenção. Os resultados apontaram diminuição do número de vítimas (de 42,5% para 29,7%) e alterações benéficas no que tange às variáveis que despontaram uma mudança de comportamento positivo na escola. Ao final, como demonstram os resultados, a sensibilização do corpo docente assim como, capacitá-lo para intervir nas situações de conflito, desponta uma melhoria no ambiente escolar e quebra de ciclos de violência.
Keywords: Bullying
Intervenção
Vítima
Publisher: UniCEUB
Citation: CAPO, Larissa Schenato. O enfrentamento do bullying: perspectiva das vítimas após intervenção com professores. 2020. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário da Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15026
Issue Date: 28-Jan-2021
Appears in Collections:ENF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Capo.pdf263.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.